DESTINO ÁFRICA: DICAS DO QUE VER ALÉM DOS SAFARIS

100 COISAS PARA FAZER NO BRASIL PELO MENOS 1 VEZ
19 de janeiro de 2021
Você sabia que empresas menores também podem se conveniar ao nosso clube de benefícios?
21 de janeiro de 2021

Muito além do turismo de aventura, safáris e o tradicional encontro com grandes animais selvagens, a África reserva grandes surpresas e destinos lindíssimos que valem o passeio.

A seguir, uma lista de 5 lugares incríveis que precisam ser visitados por qualquer viajante que deseja vivenciar realmente uma experiência na África.

1. Luanda – Angola: A capital angolana é considerada o principal porto e polo econômico do país. Fundada por portugueses, a cidade foi dominada por holandeses entre 1641 e 1648 e possui uma identidade mista. Palco de conflitos impulsionados pela guerra civil, a cidade tornou-se pacífica em 2002 e desde então tem fortalecido cada vez mais seus ares modernos e cosmopolitas. Suas atrações incluem bons museus, igrejas e shoppings.

2. Monte Kilimanjaro – Tanzânia: considerado como o ponto mais alto da África, o monte localiza-se na fronteira da Tanzânia com o Quênia e estende-se por uma altura de mais de 5800 metros.

O cenário único, com um pico nevado em meio à savana africana, bem como as florestas que o cercam, que totalizam mais de 75 mil hectares, atraem turistas aventureiros em busca dos riscos de trilhas e escaladas ao topo.

A caminhada pode levar dias – não é à toa, aliás, que a montanha acumula histórias de acidentes e até de superação. O parque nacional da região, rico em biodiversidade, foi tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987.

3. Igrejas Escavadas de Lalibela – Etiópia: Essa pequena cidade na Etiópia é marcada por suas igrejas monolíticas datadas do século 12 e esculpidas em rochas por ordem do Rei Lalibela, como uma réplica das construções encontradas em Jerusalém.

Naquela época, a cidade sagrada – que hoje fica em Israel – era tomada por árabes e completamente restrita à visita de cristãos. Dessa forma, as pequenas igrejas foram erguidas no país africano com o intuito de reproduzir o mesmo efeito que Jerusalém tinha sobre seus fiéis.

Igrejas escavadas como a de Saint George (foto), situadas a 640 quilômetros da capital Adis Abeba, constituem um conjunto listado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

4. Falésias de Bandiagara – Mali: Muito mais do que um lugar cercado por desertos e um calor escaldante, Mali tem vilarejos e cenários muito propensos ao turismo de aventura. É preciso, no entanto, ter um pouco de cautela ao se arriscar por aqui, pois o lugar é perigoso e acumula histórias de violência.

Ainda assim, lugares como as Falésias de Bandiagara merecem uma visita. Erguidas em meio as extensas paredes de rocha pelos povos Tellem, que habitaram a região desde 3000 a.C., essas pequenas construções de argila e palha protegiam os moradores de invasões.

Tudo isso mudou por volta do século 16, quando os povos Dogon renderam os Tellem durante a expansão do Império Mali e se instalaram por ali. Hoje, as falésias (e as construções incrustadas na rocha) são tombadas como Patrimônio Mundial da Unesco.

5. Alameda dos Baobás – Madagascar: Localizada na costa oeste da ilha, essa gigantesca árvore, que pode chegar a até 30 metros de altura, forma um dos cenários mais famosos do continente africano. Popularmente conhecidas como “Mães da Floresta”, os Baobás de Madagascar representam a diversidade biológica e a riqueza natural do país, onde mais de 80% das plantas locais são endêmicas e só podem ser encontradas por aqui.

Cada tronco pode armazenar até 120 mil litros de água. Todos esses encantos chamam a atenção para a importância de preservá-las, visto que essas espécies encontram-se ameaçadas de extinção.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com quem você mais ama e planeje sua próxima viagem!

Seja nosso associado e navegue em um mar de vantagens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *